Sustentabilidade

01.png.jpg
lavagem 1.jpg

O Relatório Brundtland. apresentado em 1987 nas Nações Unidas afirma que o desenvolvimento no futuro só será sustentável se assentar em 3 pilares: sustentabilidade económica, social e ambiental.

01.png

Sustentabilidade Ambiental

 

Todos os projetos têm uma preocupação com o mundo, a gestão dos recursos, a reciclagem e a redução da pegada de carbono.

Não, não é utopia, Sim, Somos Capazes!

O que já fazemos pelo ambiente:

 

- Produção agrícola biológica (estufa, pomar, horta de aromáticas e chás)

- Aproveitamento das águas pluviais para rega;

- Recolha dos resíduos vegetais da cozinha para compostagem e alimentação de um galinheiro;

- Criação de aves para fertilização da terra através de um galinheiro trator que se desloca pelo terreno;

- Recolha do cartão e papel da escola;

- Lavagem de automóveis a seco com produtos ecológicos.

Sustentabilidade económica

O SIM é uma resposta local que investiu no desenvolvimento da autonomia dos seus jovens conseguindo assim que se desloquem autonomamente para o projeto. Por essa razão não necessita de fazer transportes e evita despesas e poluição com o uso de viaturas.

Não temos despesas com apoio em alimentação. Os seus jovens são autonomos na sua alimentação. Aqueles que podem vão a suas casas almoçar, os outros, tal como muitas pessoas fazem hoje em dia nos seus trabalhos, trazem a sua comida de casa e comem no Sim Café. No final limpam a sua mesa, lavam a sua louça e deixam o local impecávelmente limpo.

Estas e outras estratégias resultam numa menor dependência de recursos e uma maior sustentabilidade económica.

Sustentabilidade social

 

O SIM é uma resposta local que desenvolve competências de integração num grupo socialmente vulnerável com um percurso que inicia na escola e se prolonga para a instituição na transição para a vida adulta através de projetos desenvolvidos a partir dos desejos e sonhos dos jovens.